sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Hacker inglês cria anel que compartilha dados e controla objetos

Por meio de movimentos das mãos, o NFC Ring consegue compartilhar dados e controlar dispositivos que tenham chip NFC.


Uma startup britânica quer fazer do Bluetooth do celular um método obsoleto para compartilhar informações. Eles lançaram uma campanha na plataforma de crowdfunding Kickstarter para desenvolver o NFC Ring, um anel que pode ser usado para compartilhar dados, desbloquear smartphones, ir para websites, abrir portas e até dar a partida em um carro.

O anel usa a tecnologia Near Field Communication (NFC), que permite a troca de informações sem fio entre dispositivos que estejam próximos um do outro. O NFC é uma das principais tecnologias da tendência da Internet das Coisas, que permite que objetos físicos conversem entre si por meio de microchips instalados.

O anel foi criado pelo hacker inglês John McLear, que queria inventar um modo para abrir seu smartphone sem ter de tocar no teclado. Ele passou um ano desenvolvendo a tecnologia e aperfeiçoando protótipos e chegou a um produto capaz de conversar com qualquer tipo de dispositivo com a tecnologia NFC embarcada.

Para realizar as tarefas, o usuário deve aproximar o anel ao objeto que pretende comandar e fazer pequenos movimentos com a mão, que serão interpretados pelo anel e enviados aos objetos com chip de NFC.

Para evitar o uso do anel para invadir aparelhos alheios ou roubar informações, McLear passou boa parte do tempo de desenvolvimento criando mecanismos de segurança. Para que determinado comando seja efetuado, o usuário precisa especificá-lo no software que vem junto com o anel, determinando a função de cada tipo de movimento da mão.

O anel também tem duas camadas internas de chip, uma para dados públicos e outra para privados. Assim, tudo que tenha senhas ou exija autentificação fica seguro dentro do anel e só pode ser acessado por alguém que saiba as configurações específicas daquele usuário. Muito mais que um "controle remoto", o anel não precisa de recarga nem atualizações. Depois de comprar o produto, o usuário pode usá-lo infinitamente sem novos custos.

McLear desenvolveu seu software em uma plataforma aberta para que fabricantes de objetos e dispositivos eletrônicos possam criá-los com a tecnologia NFC. Para tornar o produto conhecido, ele mandou exemplares para blogueiros e jornalistas especializados em tecnologia. Apesar de perceberem algumas limitações, esses formadores de opinião deram boas avaliações e consideram o anel o pioneiro de uma tendência que deve se concretizar. Na China já existe um anel semelhante, mas as funcionalidades se reduzem a controlar o smartphone do usuário.

A campanha de arrecadação de fundos está sendo bem-sucedida. Mclear estipulou a meta de obter £30 mil, e até o momento já recebeu £ 159 mil. O empreendedor pretende começar a produção em massa e vender o anel para o público até outubro pelo preço de £ 39, o equivalente a R$ 132.


Balchant

Nenhum comentário:

Postar um comentário