quarta-feira, 26 de junho de 2013

Controle na contagem de exibições do Youtube.

O YouTube não revela qual é o tempo necessário para que uma visualização seja computada.

O sigilo serve para evitar que robôs ou softwares maliciosos aumentem o número de forma enganosa. O suporte online do YouTube informa que quando o sistema “detectar que houve uma tentativa de aumentar o número de exibições de um vídeo artificialmente, a contagem de exibições daquele vídeo será paralisada”. Mas isso não impede que você assista e clique em “gostei” enquanto o suporte do portal investiga se houve tentativa de fraude. Esta é a razão da esquisitice de um vídeo ter mais “gostei” do que visualizações.

Não é mero acaso que o vídeo que você assistiu tenha parado exatamente em 301 visualizações. O controle automático do Youtube para detectar um volume artificial de audiência dispara quando um vídeo ultrapassa as 300 visualizações. Ou seja, quando o sistema suspeita que há um problema, a contagem para em 301.

Em um vídeo do portal Numberphile, hospedado no próprio YouTube, Tad Hamilton, gerente de produto do YouTube Analytics, esclarece que o número de visualizações é como se fosse dinheiro para o site e, por isso, deve ser fiscalizado com rigor para que não haja falsificação. “A partir das 300 visualizações, nós precisamos saber se esse ‘dinheiro’ é o que deveria ser, e isso toma tempo. É feita uma verificação estatística de visualizações dos vídeos”, explica.

Por que o número é exatamente 301 nem Hamilton sabe. “Em determinado ponto, uma decisão teve de ser tomada para desenhar uma linha entre o que era inofensivo (e que o sistema de banco de dados poderia dar conta) e o que seria potencialmente um problema sério. A proporção foi calculada, e o número a que se chegou foi perto de 300. Eu não sei se alguém realmente sabe a fórmula desse cálculo”, diz, no vídeo.

Enquanto a verificação é feita, o vídeo continua no ar e os usuários podem dar “like”, mas a contagem de visualizações é suspensa para o usuário. Se nada de errado for verificado, o YouTube libera o contador dentro de um período que pode chegar a 24 horas. As visualizações realizadas enquanto o vídeo esteve na quarentena aparecem automaticamente após o teste.




Balchant


Nenhum comentário:

Postar um comentário