sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Comportamento dos usuários de desktops e dispositivos móveis

Um estudo realizado pela plataforma de compartilhamento ShareThis comparou como as pessoas se comportam em computadores pessoais e diversos dispositivos móveis conectados à internet. O estudo quis saber o que os usuários compartilham, por quais tipos de aparelho e em quais redes sociais.


O objetivo, segundo o trabalho, é entender as conexões entre o conteúdo e os hábitos de compartilhamento dos consumidores na internet para que anunciantes e produtores de conteúdo tenham mais subsídios para veicular campanhas online de sucesso. A pesquisa comparou mais de 6 bilhões de informações oriundas de interações sociais em mais de 2,4 milhões de sites, feitas a partir dos diversos dispositivos ligados à internet.

Por ser realizada com base nos usuários do ShareThis, a pesquisa tem um viés claro de ser mais representativa deste grupo do que dos usuários da internet como um todo. Ainda assim, pode ser valiosa para entender onde as interações e os compartilhamentos ocorrem. Abaixo, as principais conclusões da pesquisa.

Os dispositivos móveis incentivam o compartilhamento de conteúdo: quando estão usando seus gadgets, os usuários compartilham duas vezes mais conteúdo do que quando estão em um desktop.

O iPhone é o dispositivo mais social: usuários do smartphone da Apple compartilham três vezes mais conteúdo do que usuários de desktop e 1,5 vez mais do que usuários de outros dispositivos móveis.

O compartilhamento em dispositivos móveis é dominado pelo Facebook e pelo Pinterest: a rede de Mark Zuckerberg é responsável por 56,6% dos compartilhamentos em mobile, e o Pinterest tem três vezes mais participação em aparelhos portáteis do que em desktops. Já o compartilhamento de e-mails raramente se dá em mobile.

Facebook no iPhone, Pinterest no iPad: o Facebook é a principal rede social usada em iPhones, mas o Pinterest responde por 50% dos compartilhamentos no tablet da Apple.




Balchant

Nenhum comentário:

Postar um comentário