segunda-feira, 19 de março de 2012

Para acesso de dados de pacientes, médicos franceses já utilizam QR Code

Meu pai (LCBF) usou uma expressão que achei que se aplica ao momento. "recursos tecnológicos e Internet ainda são subutilizados".


Verdade, acredito que (nós, o mundo) estamos entrando em um momento de assimilação e aplicação de tantos recursos, ainda invisíveis a maioria de nós.


Para ilustrar este raciocínio, trago uma notícia muito interessante da PE&GN.


A França encontrou uma forma interessante de utilizar QR Code na área médica. O Code d´Urgence é um serviço que permite aos médicos ter acesso imediato ao histórico de seus pacientes. 

Funciona de uma maneira bem simples. Os interessados pela ferramenta devem preencher um formulário médico e fazer o cadastro. As informações são armazenadas em um servidor seguro, aprovado pelo Ministério da Saúde. A empresa, então, envia cerca de dez etiquetas com o código para que o usuário cole onde quiser, como capacetes, relógios, telefones celulares ou quadros de bicicletas.

Em caso de alguma emergência, os médicos fazem a leitura do código e têm acesso à ficha do paciente. Para a utilização do serviço, só é preciso ter um smartphone e desembolsar 36 euros (R$ 85) por ano. A princípio, a ferramenta está disponível apenas na França.


Confira no vídeo abaixo (em francês) como o código funciona.



Balchant

Nenhum comentário:

Postar um comentário