segunda-feira, 29 de julho de 2013

Soluções para encontrar seu smartphone roubado.

Conheça apps especializados, que podem não só localizar o aparelho, como também “controlá-lo” à distância – enviando alarmes, ativando e desativando recursos, bloqueando o aparelho e até apagando dados. 


As opções de aplicativos são diversas, mas todos têm algo em comum: precisam ser configurados antes de “surtirem” efeito de verdade. Assim, servem mais como uma prevenção, e ajudam a evitar maiores transtornos e dores de cabeça caso seu smartphone suma ou seja roubado. Confira nossa seleção de apps, que traz ainda dicas de configuração para eles e para o recurso de localização do Windows Phone.

Cerberus

Uma das ferramentas mais completas para localizar um smartphone perdido ou roubado, o Cerberus se associa ao seu dispositivo e detecta caso seu cartão SIM seja trocado. Se isso acontece, até três contatos seus são avisados, recebendo por e-mail e SMS a localização do aparelho e dados do novo chip – os números podem ser cadastrados logo na configuração inicial.

No painel de controle, há ainda uma série de funções que podem ser habilitadas. Se ativadas, será possível, remotamente e por SMS, apagar os dados do smartphone, ativar o GPS, capturar telas, bloquear o dispositivo, gravar áudio do microfone, listar as últimas chamadas feitas e mais. Os comandos para isso são enviados por e-mail para você assim que o cadastro é feito. Todos os recursos podem ser acessados também via web, sendo necessário apenas login e senha. O app, no entanto, funciona gratuitamente por uma semana, e é preciso adquirir a licença depois disso.

Prey Anti-Theft

Este aplicativo anti-furto gratuito é compatível não só com Android e iOS, como também com Windows, Mac e Linux. Ele envia, sempre que possível, relatórios, imagens e dados de uso de um computador ou smartphone roubado. O app é bem leve, e, depois de instalado, roda “escondido” no dispositivo. Caso o aparelho seja roubado, você pode acessar o painel de controle no site do Prey e rastreá-lo.

Feito isso, o programa começará a enviar os relatório periodicamente, com todas as informações que o usuário solicitar. Entre os dados, estão a localização do aparelho (rastreado por GPS, Wi-Fi ou 3G), screenshots, fotos da câmera para identificar o portador do aparelho, informações sobre a rede e programas executados.

Wheres My Droid

Para Android, o Where’s My Droid permite rastrear smartphones perdidos ou roubados pela internet, usando a central de comando do site do app. Com o app instalado no smartphone, basta informar nos respectivos campos o número dele, a operadora (apenas Vivo e Claro no Brasil) e seu e-mail, para onde irão as respostas que o serviço obter.

O aplicativo nos smartphones serve apenas para configurar o que o aparelho fará ao receber um sinal remoto. Cada opção está relacionada a um comando: “Ring Setup” serve para ajustar o alarme, enquanto “GPS Setup” define as informações de localização que você receberá em seu e-mail. O aplicativo conta ainda com uma versão paga (Pro), que permite apagar dados do smartphone e não exibe anúncios inconvenientes.

Zoner AntiVirus Free

Além de ser um bom antivírus gratuito para Android, o Zoner AntiVirus Free conta com um ótimo recurso de localização e controle remoto de smartphones e tablets. Para ativá-la e configurá-la, selecione “Dispositivo desaparecido” na tela do aplicativo e marque a opção “Activar controlo remoto”. Defina então uma senha tocando em “Alterar palavra-passe”. Com isso, basta mandar um SMS com um dos comandos definidos pelo apo, seguido da senha, dessa forma (sem as aspas): “ZAV ALARM ”.

Além desse comando, que dispara um alarme, há o ZAV LOCATE, que localiza o aparelho pela rede GSM, o ZAV GPS, que encontra pelo GPS, e o ZAV CALLS, que obtém um registro com as 10 últimas chamadas feitas no aparelho. Outro recurso interessante do Zoner é o de proteção por cartão SIM, que envia a você uma mensagem com o novo número de telefone, caso o ladrão troque o chip.

BitDefender Mobile Security

Outra opção de antivírus com recurso antirroubo é o Mobile Security, da BitDefender. Também gratuito e para Android, o aplicativo traz uma função parecida com a do Zoner – cadastra-se primeiro uma senha para depois ativar o controle remoto por SMS ou via web. Depois, caso perca o smartphone, acesse o endereço do BitDefender e faça login com a mesma conta usada no aplicativo (no caso, usamos uma do Google, e a opção de login com ela está logo abaixo dos campos de usuário e senha).

Na nova janela, clique no seu dispositivo, listado na parte inferior da tela. Uma “central de comando” é aberta, com um mapa ao centro que deve trazer a localização exata do smartphone – caso ele esteja com o GPS ligado. Nos comandos de “Actions”, do lado esquerdo, é possível ainda limpar os dados do aparelho, bloqueá-lo e fazê-lo emitir um alarme sonoro. O grande problema do Mobile Security é o fato de ser gratuito por apenas 14 dias. Depois desse período, é preciso adquirir a versão Premium do aplicativo para desbloquear alguns recursos, como o de antirroubo.

AVG AntiVirus Grátis

Popular nos computadores, a versão para Android do AVG AntiVirus é outra com um recurso antifurto muito bom. Logo na tela inicial do aplicativo, toque em “Antifurto” para ativá-lo e registre-se com sua conta do Google – a mesma usada no Android. Feito isso, apenas duas opções serão mostradas. A primeira mostra a conta que está cadastrada, enquanto a segunda lista todos os comandos que podem ser enviados ao smartphone caso ele seja roubado – todos acompanhados da ID do aparelho, que funciona mais ou menos como a senha no Zoner. O primeiro comando faz o dispositivo soar um alarme, enquanto o segundo o localiza pelo GPS, Wi-Fi ou 3G e o terceiro e quarto o bloqueiam e desbloqueiam.

Para ter acesso a mais opções, acesse o endereço da AVG Mobilation e faça login com a conta do Google pelo botão do canto superior direito. Na interface web, dá para usar os mesmos três recursos já apresentados e também apagar dados (“Wipe”) e escanear em busca de ameaças (“Scan”).

Avast Mobile Security

A funcionalidade Anti-Theft do Avast é uma das mais inteligentes dos quatro antivírus aqui citados. Primeiro porque, depois de configurada, ela se “esconde” dos ladrões, evitando que alguém a desative tão facilmente ao mexer no celular. Depois, mesmo que a encontre, só conseguirá desabilitá-la com uma senha. Nas configurações, dá para fazer com que o smartphone ative o GPS automaticamente ao receber um comando, bloqueie o acesso a mensagens e agenda, entre outras funções.

Em termos de funcionamento, o processo de configuração não se difere muito da ferramenta do AVG. Basta informar um nome de usuário, um código PIN (usado para desativar o app) e um telefone de um contato, que será avisado caso seu cartão SIM seja removido de seu aparelho. Depois de tudo isso, é recomendado fazer um rápido cadastro no aplicativo, para que você possa usar a interface web.

Locate My Droid

Simples, mas eficaz, o gratuito Locate My Droid ajuda a localizar um aparelho com Android após uma rápida configuração. Depois de instalado no smartphone, é só fazer login com sua conta do Google para que ele se associe a ela e ao dispositivo, que ganha um ID dado pelo app.

Feita a configuração, você pode acessar o site do aplicativo e fazer login com essa mesma conta caso o smartphone suma ou seja roubado. Há quatro opções na interface, que servem para localizar o telefone, bloqueá-lo, apagar os dados ou fazê-lo gritar (soar um alarme). Os recursos, no entanto, vão depender de conexões Wi-Fi ou 3G para funcionar, então é bom que alguma delas esteja ativa.

Find My iPhone

O Find My iPhone (ou Buscar Meu iPhone) é o recurso oficial da Apple para encontrar iPhones, iPads e iPods Touch ou até Macs perdidos. Ao baixar o aplicativo, você precisa apenas iniciar uma sessão com o ID Apple e ativar o serviço. Caso perca o aparelho, basta instalar o app em outro dispositivo com iOS e iniciar a sessão com a mesma ID da Apple – ou fazer isso direto pelo site mesmo.

Você então conseguirá ver a localização do dispositivo em um mapa e poderá fazer com que ele mostre uma mensagem ou emita um som. Outras ações possíveis são o bloqueio remoto do aparelho e a eliminação de dados de forma permanente. É essencial que o dispositivo esteja com o Buscar Meu iPhone configurado e ativado, o que pode ser feito nas configurações. Além disso, é bom estar conectado ao 3G ou ao Wi-Fi e torcer para que o ladrão não remova o cartão SIM ou resete o aparelho.

Localizar meu Telefone (WP)

O recurso de localização do Windows Phone talvez seja uma dos trunfos do sistema. Bem completo, ele não precisa ser configurado no smartphone e pode ser acessado direto do site. Nele, acesse sua conta usando os mesmo nome de usuário e senhas do aparelho que deseja localizar. Feito o login, abra o mesmo menu e selecione “Localizar meu telefone”.

Na nova página, há três opções além da localização – que faz o que o nome sugere, mas exige que o aparelho esteja conectado ao 3G ou a uma rede Wi-Fi. “Tocar” envia um sinal que fará o smartphone tocar, enquanto “Bloquear” trava o aparelho com uma senha e “Apagar” zera as informações armazenadas nele. Os três recursos funcionam mesmo que o aparelho esteja sem conexão com a internet. Para isso, é preciso apenas cadastrar o número do telefone nesta mesma página – a opção aparece caso o smartphone esteja desconectado. Um SMS então será enviado e executará o comando. As três funções não vão trazer o smartphone de volta, mas evitam que um ladrão acesse suas informações.





Balchant










Nenhum comentário:

Postar um comentário