quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Descoberta Outubro Vermelho, rede mundial de espionagem online

Kaspersky, já famosa por seus resultados, identifica rede mundial de espionagem online.


Chamada “Red October”, rede está ativa há pelo menos cinco anos e tem como objetivo o roubo de informações de agências e órgãos governamentais de todo o mundo

A Kaspersky, empresa de segurança virtual, identificou uma enorme rede de ciberespionagem em escala mundial chamada “Red October” (Outubro Vermelho). A operação, explicou a empresa em comunicado, tem como alvo órgãos governamentais e científicos em todo o mundo, inclusive no Brasil, e está ativa há pelo menos cinco anos.

De acordo com a análise da Kaspersky, os ataques com malware são concentrados em agências diplomáticas, instituições de investigação, empresas de energia nuclear e até na indústria aeroespacial. O objetivo é claro: roubar informações confidenciais em organizações que não apenas reúnem, mas também geram os dados de inteligência de um país. Estas informações ajudaram os criminosos a compilarem uma lista de dados que, por sua vez, é utilizada para adivinhar senhas e frases de acesso em sistemas de acesso.

O malware desenvolvido pelos cibercriminosos recebeu o nome de "Rocra" e se espalhou através de vulnerabilidades de segurança detectadas no Microsoft Word e Excel e mensagens de phishing. Além de computadores, o Rocra também é capaz de atacar dispositivos móveis, como smartphones, e driblar sistemas de encriptação, como os usados na proteção de informações da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e União Europeia.

A investigação conduzida pela Kaspersky começou depois da identificação de uma série de ataques contra redes de informática de órgãos e agências governamentais mundo afora. Ainda de acordo com o relatório da empresa, fortes evidências apontam que os cibercriminosos têm origens relacionadas ao idioma russo.




Balchant

Nenhum comentário:

Postar um comentário