segunda-feira, 26 de março de 2012

Garagem onde nasceu o Vale do Silício.


Como esse blog tem forte inclinação tecnológica, achei importante documentar as origens da HP.


Esse foi um x no mapa mundial onde a alquimia tecnológica alcançou grande impacto em nossa história.


O mundo está completamente mudado e a forma de pensar das pessoas está em plena transformação.


Um dos grandes culpados desta evolução são Bill Hewlett e Dave Packard. Garagem da HP é construção histórica em Palo Alto, local da fabricação do primeiro aparelho da empresa e onde começou o maior polo tecnológico do mundo.

Local foi reconhecido pela National Register of Historical Places, em 1989, como berço oficial do Vale do Silício e foi onde Bill Hewlett e Dave Packard começaram a HP.

Garagem foi recomprada pela empresa em 2000, revitalizada e transformada em museu, em 2005, pela HP.

O museu conta com objetos e documentos históricos e que registram o processo de desenvolvimento do primeiro produto da HP, o oscilador de áudio.

O museu não é aberto ao público, pois está localizado em uma zona residencial. Só é visitado em ocasiões especiais por funcionários e convidados.

Bill Hewlett e Dave Packard e o oscilador de áudio. Imagem de 1989 marca a ocasião da oficialização da garagem como "berço do Vale do Silício".

Localizado na Califórnia, a região do Vale do Silício é internacionalmente reconhecida por abrigar a sede das maiores companhias de tecnologia do planeta. O local é composto por várias cidades e uma delas em especial carrega o título de berço oficial do polo tecnológico, Palo Alto. A alcunha foi dada pelo órgão de patrimônio histórico americano, o National Register of Historical Places.

Foi lá que, em 1938, os estudantes de Stanford, Bill Hewlett e Dave Packard, deram início ao que se transformaria em um dos maiores nomes da tecnologia, a HP. Em uma pequena garagem nos fundos de uma propriedade e com apenas 538 dólares de investimento, a dupla fabricou o primeiro produto da história da HP, um dispositivo eletrônico que produz sons.

Em poucos meses, a HP já tinha o estúdio Walt Disney, por exemplo, como cliente e capital suficiente para procurar um lugar mais elaborado. Mesmo assim, a importância do que surgiu dentro da cabana de madeira não foi esquecida. Em 1989, a Garagem da HP se transformou em prédio histórico e é considerada a pedra fundamental da história não apenas do Vale do Silício, mas de todo o mundo da tecnologia.

 O local foi recomprado pela HP em 2000 e a empresa acabou por restaurá-lo e transformá-lo em um museu. Por se localizar em um bairro residencial, a visitação não é aberta ao público e fica reservada apenas a ocasiões especiais.

E foi assim que tudo começou...



Balchant




Nenhum comentário:

Postar um comentário